We have a big, bold agenda before us – now we must work to make it real in people’s lives.

Secretary-General Ban Ki-moon

como transformar o mundo

Objectivos de desenvolvimento sustentável

São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas no documento “Como Transformar o Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, que foi formalmente adotado pelos países das Nações Unidas no dia 25 de Setembro de 2015.

Os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) não são juridicamente vinculativos, o que significa que cabe a cada país implementar os objetivos e metas estabelecidos no documento. Cada país mantém “plena soberania, permanente sobre toda a sua riqueza, dos recursos naturais e da atividade económica”. No entanto, os países estiveram envolvidos no processo de criação deste documento ao longo de três anos tendo sido aceite por todos e por isso é aplicável a todos, tendo em conta as circunstâncias nacionais distintas de cada país.

Muitas são as questões sob as quais os estados membros acreditam que se constrói o desenvolvimento sustentável, mas a desigualdade, o consumo insustentável e os padrões de produção, as infraestruturas inadequadas, a falta de empregos decentes e as alterações climáticas estão no topo da lista. Os estados-membros sublinham a importância de ir para além do “business as usual” apostando na cooperação internacional, parcerias globais e parcerias multi-stakeholders bem como no aumento da capacitação e de ferramentas estatísticas para medir o desenvolvimento sustentável.

A agenda de desenvolvimento insiste nos 5 P’s (pessoas, planeta, prosperidade, paz e parceria) e inclui os seguintes objetivos: